segunda-feira, 24 de maio de 2010

Números que Assustam

                                                                                Cresce a cada dia o número de casos
                                                              de violência no trânsito, como reflexo do desrespeito às leis                                                                de trânsito, aos princípios éticos e de cidadania.

 A Organização mundial da Saúde (OMS) chegou a considerar como epidemia os acidentes de trânsito, em vista da alta taxa de mortalidade provocada. Conforme dados colhidos junto à Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador – TRANSALVADOR, os principais atingidos são homens entre 15 e 25 anos de idade e as mortes no trânsito chegaram a ocupar o 9º lugar entre as principais causas de morte no mundo, no ano de 1999.

Esse fenômeno é preocupante e tem sido objeto de estudos pela TRANSALVADOR, como declara a gerente de Educação para o Trânsito daquela Superintendência, Dra. Miriam Bastos: “A TRANSALVADOR busca promover mudança de comportamento dos condutores, através de suas ações de educação para o trânsito, bem como a fiscalização constantes. Cabe ressaltar que a combinação de bebida alcoólica e direção é uma combinação explosiva e vem contribuindo para a violência no trânsito. A Lei Seca (Lei 11.705) é um grande instrumento de fiscalização que permitiu à TRANSALVADOR reduzir a morbimortalidade por acidentes de trânsito em Salvador”.

Os números da violência no trânsito são assustadores e, em se mantendo o ritmo de crescimento dos números, a tendência, segundo dados da OMS, é de que, em 2020 os acidentes de trânsito venham ocupar o 3º lugar na relação de causas de mortalidade.

A Dra Miriam atribui o agravamento dessa situação ao álcool. Constata-se que cerca de 50% dos motoristas mortos no trânsito haviam ingerido bebida alcoólica. Outros motivos, como afirma a gerente são: excesso de velocidade, desobediência à sinalização, falar ao celular dirigindo e outras infrações mais.

Segundo dados da TRANSALVADOR, em dezembro de 2009 registraram-se em Salvador 775 acidentes de trânsito, com 15 vítimas fatais, totalizando no ano de 2009, 3405 acidentes com 234 vitimas fatais. Em 2010, até final de março, tivemos, conforme mostra a Superintendência, 2154 acidentes com um total de 61 vitimas fatais.

Outro dado que também assusta diz respeito ao número de vítimas por atropelo: a média registrada até julho de 2009 era de cerca de 171 por mês, com uma média de 9 vítimas fatais por mês.

Acredita Dra Miriam que somente as ações dos órgãos do trânsito não são suficientes. É necessário que a sociedade se conscientize da necessidade de mudança de comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário